fbpx

Como não ser o impostor do seu projeto

Publicado por ADJUNIORCOM em

Para que um projeto obtenha sucesso é preciso de PLANEJAMENTO, através dele vocês conseguem programar, controlar e executas todas as etapas necessárias. A AD Júnior preparou 9 passos de como elaborar um projeto corretamente sem se autossabotar.

  • Definir um escopo

Para começar é necessário que você tenha um escopo do projeto bem definido, ele é todo o trabalho necessário para obter o resultado almejado. Ele reúne informações relevantes sobre o projeto, como: objetivos específicos, entregas, tarefas, responsabilidades, prazos e custos.

  • Determine os recursos disponíveis

A definição de recursos de um projeto será qualquer coisa que você precise para que ele seja executado. Dentre eles está a sua equipe, esse é o ponto que você vai precisar determina-la, se atentando as habilidades, experiências e disposições necessárias de cada um para que a demanda seja atendida.

  • Construa um cronograma detalhado

Para um planejamento tenha êxito é fundamental montar um cronograma detalhado que possa calcular e projetar o tempo de cada atividade necessária através dos recursos disponíveis. É preciso estar preparado para imprevistos, de forma a minimiza um atraso na entrega final do projeto atualize o cronograma sempre que necessário.

  • Delegue papéis e responsabilidades

Para que o projeto seja concluído como planejado, é preciso dispor de habilidades e conhecimentos diferentes trabalhando em cada uma das etapas. Envolva, em cada atividade, os recursos definidos e delimite as horas necessárias para trabalhar em cada tarefa a fim de concluir sua entrega adequadamente.

  • Defina o seu EAP

A Estrutura Analítica de um Projeto (EAP) é uma ferramenta que permite a listagens das grandes etapas, através de uma subdivisão hierárquica do trabalho do projeto e facilmente gerenciáveis é possível organizar o que deve ser feito para atender as demandas do projeto.

  • Quebre em pequenas metas

Após definir as grandes etapas do projeto, quebre elas em metas menores, transformando-as em tarefas mais visíveis e divisíveis entre a equipe. Tornando as atividades mais organizadas e equilibradas.

  • Monitore o progresso

É preciso que as etapas sejam acompanhadas de forma constante, afim de evitar problemas e não deixar que se transformem em uma crise. Dessa forma o reconhecimento de erros ou situações fora do planejado será mais rápida e a sua resolução também.

  • Mantenha todos atualizados

O projeto precisa ter um plano de comunicação que possibilite que todos os envolvidos estejam atualizados, a fim de que a qualquer sinal de problema exista uma comunicação clara e rápida.

  •  Crie modelos de projeto

Para que um projeto seja feito de forma eficiente e com otimização do tempo uma empresa pode investir em modelos de projeto. É possível muitas vezes criar um modelo completo se os projetos já executados anteriormente possuem semelhança, assim podemos ter um cronograma pré-estabelecido com as atividades que normalmente são executadas, os prazos e esforços destas atividades, documentos que precisam ser preenchidos, as pessoas que precisam ser envolvidas e tudo mais necessário para garantir uma padronização e um sucesso.

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *