A Presença Digital em Tempos de Crise

Publicado por ADJUNIORCOM em

                       A Presença Digital em Tempos de Crise.

Em tempos de quarentena falar de presença no meio digital é indispensável. Quando evitar o contato presencial se torna uma questão de saúde pública, a melhor saída para os negócios é estar online.  Neste momento, isso passou a ser uma questão decisiva na sobrevivência de muitos negócios. Entretanto, sabemos que essa transição pode representar um grande desafio para muitos empreendedores, especialmente para aqueles que não tem muita familiaridade com esse ambiente.  Foi pensando nisso que elaboramos esse artigo que busca esclarecer alguns pontos sobre esse assunto além de trazer algumas dicas que podem ajudar nessa transição.

Por que a presença digital é importante?

De forma geral, fazer com que seu negócio esteja presente nas mídias sociais é importante porque aumentará consideravelmente a visibilidade do seu négocio, podendo assim aumentar sua base de clientes. Fora isso, com todos os avanços tecnológicos a tendencia é que cada vez mais os negócios migrem para o meio digital, visto que as novas gerações estão cada vez mais conectadas e prezando pela comodidade de se conhecer e comprar produtos pela internet.

Além disso, vivemos um momento crítico de isolamento social. Na maioria das cidades brasileiras as ruas ficam cada vez mais vazias e as lojas estão fechadas. Não há certeza sobre por quanto tempo isso acontecerá, então sem dúvidas este é o momento de garantir sua presença no meio digital.

Que ferramenta/plataforma usar?

Essa pergunta não tem resposta exata, pois depende de cada negócio a plataforma que vai se adequar melhor a ele. Por exemplo, se você possui uma lanchonete ou restaurante pode ser interessante que faça uma pagina em redes sociais como o facebook para divulgar seus serviços e disponibilize um número de telefone para que seus clientes possam fazer o pedido. Se você tem uma loja de artigos esportivos você pode disponibilizar seus produtos através de plataformas como o Mercado Livre ou OLX e assim pode vender para todo o Brasil. Enfim, isso vai depender do seu modelo de negócio.

Escolhi uma plataforma, e agora?

Agora é a hora de investir no marketing da sua empresa, afinal você não buca apenas aumentar a visibilidade da sua empresa, mas sim conseguir clientes através dela. Caso tenha condições seria interessante contratar uma agência de marketing para te auxiliar nesse processo, mas calma, se essa não é uma opção para você, você também pode fazer isso sozinho. Na internet tem uma infinidade de material gratuito que pode te auxiliar nesse ponto. Seguindo em frente, você pode fazer algumas coisas:

  • Defina uma persona: a internet alcança sim muitas pessoas, com variedade de idade, e sexo,gênero, mas sair atirando pra todos os lados definitivamente NÃO é uma boa opção. Primeiro, defina a persona,  ou seja, o perfil de comprador ideal para seu produto, e depois comece a pensar sua estratégia de marketing voltada para essa persona.

  • Crie conteúdos personalizados para cada canal online: cada canal traz um propósito diferente, portanto, diversifique seu conteúdo e tenha certeza que ele é adequado para o canal que você esteja usando.

  • Utilize ferramentas para acompanhar e impulsionar suas mídias sociais: Ao criar uma página no facebook, instagram ou qualquer outro canal, esteja sempre atento as ferramentas de acompanhamento. Lá você pode conferir quantos views teve sua paginá, qual foi o engajamento e interação de suas publicações. Além disso, há também algumas ferramentas pagas que podem aumentar o alcance das suas publicações, o que pode aumentar assim a visibilidade do seu negócio, é um bom caminho para aumentar sua presença digital.

Quer receber mais dicas de como adaptar seu negócio nessa crise e sobre gestão de negócios? Cadastre seu e-mail e receba  em primeira mão todo nosso conteúdo.

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *